Cirurgia Ortognática: A arte de modificar faces e sorrisos



Entenda o que é:

A Cirurgia Ortognática é a área da Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial responsável por tratar os defeitos dentofaciais. São as deficiências que vão além de problemas dentários, envolvendo discrepâncias nas bases ósseas dos ossos maxilar e mandibular. A cirurgia visa corrigir as bases ósseas para que os pacientes apresentem uma oclusão satisfatória (encaixe dental), uma correta fonação e deglutição, além, é claro, uma face harmoniosa.

Pacientes com deformidades dentofaciais não conseguem ter um bom engrenamento dental, o que leva a sérios problemas mastigatórios, com deficiência na trituração dos alimentos, podendo causar problemas digestivos. A articulação têmporo-mandibular sofre uma sobrecarga devido ao não posicionamento correto dos dentes – causando dores, estalido, crepitação, etc -, os pacientes muitas vezes não conseguem uma correta pronúncia das palavras e a face é desproporcional devido aos ossos faciais estarem hipo e/ou hiperdesenvolvidos ou assimétricos.

Diversas discrepâncias são tratadas através da Ortognática, tais como retrognatismo mandibular (mandíbula projetada para trás), prognatismo mandibular (mandíbula projetada para frente), excesso vertical da maxila (característico de quem apresenta sorriso gengival em destaque), síndrome da face curta (pacientes que não conseguem mostrar dentes ao sorrir), assimetrias faciais, mordida aberta (pacientes que não conseguem tocar os dentes superiores com os inferiores na região anterior da arcada dentária), entre outros procedimentos.

Além do mais, a Cirurgia Ortognática é uma forte aliada no tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Pacientes que apresentam a mandíbula hipodesenvolvida (para trás) tendem a ter maiores chances de obstrução das vias aéreas durante o sono. A Ortognática, através dos avanços mandibulares e maxilares, leva a um aumento da via aérea, com melhora da permeabilidade e consequente redução dos episódios de apneia durante o sono, gerando uma qualidade de vida superior ao paciente portador dessa patologia.

O Ortodontista é um importante aliado do Cirurgião Buco-Maxilo-Facial no tratamento de um paciente candidato à Ortognática. Antes de se submeter ao ato cirúrgico os dentes são alinhados e nivelados de forma que durante o procedimento operatório haja um correto encaixe dos dentes. Converse com o seu Ortodontista, ele é um profissional em sintonia com o cirurgião. Durante todo o tratamento esses dois profissionais caminham lado a lado na busca de estabelecer uma correta função e melhora da estética facial do paciente..

Como saber mais sobre Cirurgia Ortognática?

Agende já a sua consulta. Esclareceremos as suas dúvidas. Teremos o maior prazer em atender você.

Agendar consulta

Outros Tratamentos

VEJA DETALHES

Endodontia

VEJA DETALHES

Periodontia

VEJA DETALHES

Odontopediatria